Conforto ambiental e emocional são essenciais para qualquer ser humano, sobretudo para aquele que está em desenvolvimento: as crianças. A partir do momento que elas se sentem acolhidas e incentivadas, o ensino naturalmente se torna mais instigante e a própria atuação dos professores e outros profissionais envolvidos ganha fôlego.
A arquitetura possui papel essencial nesta situação, por isso, com a comemoração da primeira década de Cité Arquitetura no último ano, almejamos cada vez mais atuar em projetos com engajamento social e comunitário.
Impulsionada por esse desejo de melhorar a qualidade de vida através de um espaço bem projetado e acolhedor, a Cité Arquitetura, em parceria com o Instituto Vini Jr, desenhou a nova sala de aula em escola pública na cidade natal do jogador, São Gonçalo, Rio de Janeiro.
Com o intuito de apoiar a educação pública, o Instituto, com professoras e gestores da educação, desenvolveu o aplicativo educacional BASE, que usa o esporte como linguagem para ensinar, através da tecnologia, os conteúdos da sala de aula. A partir disso, criou-se o Centro de Tecnologias Educacionais BASE (CT Base), caracterizado por uma sala de tecnologia estruturada pelo tripé: infraestrutura, tecnologia e capacitação.
Visando propor um espaço em que metodologias inovadoras de ensino e a prática de atividades físicas sejam incentivadas pelo próprio ambiente, o projeto de arquitetura partiu da escolha de um mobiliário polivalente, possibilitando variedade de layouts e maior autonomia dos alunos.
A capacidade de pulverização dos CT Base por diversas escolas depende em grande parte da capacidade da arquitetura de conseguir se ajustar com elementos-chave de fácil execução. Com essa intenção, projetou-se uma mesa própria para o Instituto, que se adapta a diversos layouts diferentes e de fácil aplicação em qualquer região do Brasil.
Apoiando-se na identidade visual do Instituto, foram feitas proposições de acordo com a paleta de cores já adotada e alguns materiais característicos dos CT de Base, como a grama nas salas de aula.
Além disso, foram propostas soluções que aumentam a sensação de amplidão e aconchego nos espaços de ensino. Ao invés de pintar o teto e a parede de cores diferentes, utilizou-se o mesmo tom em ambas, assim estendendo as superfícies e gerando um toque inusitado com uma sala de aula com o teto colorido. O mesmo foi pensado para a grama.
A parceria se estenderá para as próximas reformas em diferentes escolas públicas, movida pelo desejo de transformar o local de ensino em algo menos burocrático e mais provocador. Nesta busca, na atual e em futuras obras, contamos com empresas parceiras, que compartilham desta expansão da arquitetura através da ação social. Hoje, o Instituto já conta com cinco CT Bases construídos e, através do trabalho conjunto com a Cité Arquitetura, planeja difundir sua atuação dentro e fora do Rio de Janeiro.