Escritório de arquitetura multidisciplinar preparado para projetar em diferentes escalas e programas.
STUDIO
Fundada pelos sócios Celso Rayol e Fernando Costa, a Cité Arquitetura é uma empresa que se propõe a atender metas projetuais, a partir de um olhar integrado do objeto arquitetônico e a sua interação com o espaço da cidade em que se insere.
Na execução de seus trabalhos, a Cité tem como fundamento a sinergia entre as etapas projetuais, compreendendo o objeto arquitetônico como parte de um todo coerente.
Para isso, ao invés de fragmentar o processo criativo, a Cité preza pelo olhar coletivo sobre o projeto e propõe uma dinâmica participativa de sua equipe, em que todos os aspectos de projeto são abordados sob diferentes pontos de vista. Assim, do estudo preliminar ao projeto executivo, formas, materiais e conceitos se apresentam dentro de uma lógica conceitual característica. A partir desta lógica, voltando as atenções a uma conceituação clara na linha construtiva dos projetos, objetiva-se racionalidade e equilíbrio entre estética, função e viabilidade.
A dinâmica de trabalho proposta pela Cité permite a harmonia entre a qualidade projetual e a otimização do tempo própria da contemporaneidade. Também permite a adesão de inovações programáticas ao escopo do projeto de arquitetura, estendendo-as aos campos de paisagismo, design, programação visual e interiores, fomentando o processo criativo em todas as etapas de projeto.
DIRETORES

CELSO RAYOL

Celso Rayol (1968, Rio de Janeiro, Brasil) é um dos fundadores da empresa de arquitetura e urbanismo Cité Arquitetura, localizada no Rio de Janeiro, Brasil.
Ganhou prêmios nos concursos do IAB, como Decoração do Sambódromo (1988), Praça Porto Rocha (1991), Revitalização do Edifício Glória (2004). Foi premiado também pela AsBea, com os projetos Torre Mirador e Retrofit no Porto (2014), Torre Híbrida e ISR PUC-Rio (2015) e no concurso Saint Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável com o projeto Complexo Multiuso (2016). Recentemente, foi um dos dez finalistas do 4º Prêmio Saint Gobain, com o Instituto de Sustentabilidade PUC-Rio (2017). E teve seu edifício residencial Sorocaba 112 escolhido entre os 150 edifícios mais importantes do mundo de 2017, pelo prêmio anual do ArchDaily, Building of the Year. Esse mesmo projeto também concorreu à versão de língua portuguesa da premiação, o Obra do Ano 2017, que elege os melhores projetos entre Brasil e Portugal, ao lado de outro projeto da Cité, o de Modernização e Acessibilidade do Memorial JK.
Seus trabalhos foram selecionados para exposição coletiva de arquitetos na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo nos anos de 2003, 2005, 2007, 2009. Tem trabalhos publicados nas revistas Projeto, Finestra, Abitare e no Jornal O Globo, além de sites nacionais e internacionais, como a plataforma online especializada em arquitetura ArchDaily.
Estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula de 1986 a 1991, e graduou-se como Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, com especialização Lato Sensu em Tecnologia no Ensino Superior, na área de Conhecimento de Educação, ministrado pela Coordenação Central de Educação à Distância da PUC-Rio. Atualmente é também conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ).
Trabalhou na STA Arquitetura de 1988 à 2012, tendo atuado como Diretor Geral a partir de 2009, onde desenvolveu projetos como Hotel Sheraton Barra, Centro Emp. M. H. Simonsen, Downtown, Botafogo Praia Shopping, Bairro Carioca, Porto Atlântico, Port Corporate, Dimension Office e Park, entre outros.
Em 2006 deu início ao escritório Mira Arquitetura, em conjunto com a arquiteta Claudia Miranda. Foi sócio fundador do Studio 101, junto com as arquitetas Claudia Miranda e Adriana Sansão entre 2000 e 2005.
Desde 2003 é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, nos cursos de Arquitetura e Design de Produto, nas disciplinas de Projeto do Espaço Residencial II, Crítica de Arquitetura e Teoria da Cor. Ensinou na Escola de Design de Interiores da Universidade Cândido Mendes entre 1998 e 2010 e ministrou aulas de Representação de Projetos no IAB-RJ entre 1991 e 1994.
FERNANDO COSTA

Fernando Costa (1982, Rio de Janeiro, Brasil) é arquiteto, urbanista. Desde 2012 é sócio fundador da empresa de arquitetura e urbanismo Cité Arquitetura, localizada no Rio de Janeiro, Brasil.
Premiado nos concursos da AsBea, com os projetos Torre Mirador e Retrofit no Porto (2014), Torre Híbrida e ISR PUC-Rio (2015) e no concurso Saint Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável com o projeto Complexo Multiuso (2016). Concorreu entre os finalistas da última edição do concurso, com o ISR PUC-Rio (2017), na categoria Institucional. Com o projeto residencial Sorocaba 112, foi nomeado para os prêmios internacionais Building of the Year 2017 e Obra do Ano 2017, ambos organizados pelo site especializado ArchDaily. Nesse último, também participou com o projeto de Modernização e Acessibilidade do Memorial JK.
Estudou na FAU – Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2002 a 2007, e graduou-se como Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. É pós-graduado (MBA) em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente, é conselheiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
Atuou como Gerente de projetos na STA Arquitetura de 2008 a 2012, onde desenvolveu trabalhos como Bairro Carioca, Hidra residencial, America’s Avenue, Sublime Max Condominium e Mio Residencial Parque.