Almar

A fluidez cultural de Ipanema
Localizado em Ipanema, no Rio de Janeiro, o projeto é uma homenagem à rica cultura carioca. A leveza e a fluidez da moda, da música e das artes que emergiram da região, com marcos como a Bossa Nova, serviram como referência para o projeto.
A arquitetura usa o tecido - material que simboliza a moda, a arte e o design - como elemento matriz do projeto através de sua maleabilidade e forma escultural. As varandas das duas unidades por andar se destacam por seus movimentos sutis, como se fossem repuxadas por linhas invisíveis, trazendo leveza e dinamismo à estrutura, mantendo a amplitude da vista 180 graus da cidade.
O embasamento do edifício se destaca pela trama criada em um desenho único de guarda-corpo e gradis, com um movimento que remete ao tear e seus fios. Jogando com os cheios e os vazios, resguarda-se a privacidade das generosas unidades townhouse e cria-se um grande momento de chegada ao edifício, incluindo uma iluminação delicada e autoral.
Com uma entrada imponente, com seu porte-cochère e paisagismo, o projeto é uma celebração do bairro, um espaço onde o design contemporâneo se encontra com a tradição cultural de Ipanema. Sua leveza, movimento e elegância fazem dele um marco visual que traduz a alma criativa e dinâmica do bairro.
uso Residencial
área 153 m² a 437 m²
local Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
ano 2025
cliente Balassiano
status Em desenvolvimento
projeto de arquitetura, interiores e comunicação visual Celso Rayol e Fernando Costa
coordenadores de projeto André Caterina, Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Thiago Godoy, Giovanna Soares, Luiza Linden, Júlia de Queiroz, Nicholas Manso e Vanessa Moreira
interiores Patrícia Martinez