Cité Arquitetura logo

Sobre

Fundada pelos sócios Celso Rayol e Fernando Costa, a Cité Arquitetura é uma empresa que se propõe a atender metas projetuais a partir de um olhar integrado do objeto arquitetônico e a sua interação com o espaço da cidade em que se insere.

Na execução de seus trabalhos, o escritório tem como fundamento a sinergia entre as etapas projetuais, compreendendo o objeto arquitetônico como parte de um todo coerente. Para isso, ao invés de fragmentar o processo criativo, a Cité preza pelo olhar coletivo sobre o projeto e propõe uma dinâmica participativa de sua equipe, em que todos os aspectos são abordados sob diferentes pontos de vista. Assim, do estudo preliminar ao projeto executivo, formas, materiais e conceitos se apresentam dentro de uma lógica conceitual característica. As atenções são voltadas a uma conceituação clara na linha construtiva dos projetos, em que se objetiva a racionalidade e o equilíbrio entre estética, função e viabilidade.

A dinâmica de trabalho proposta pela Cité permite a harmonia entre a qualidade projetual e a otimização do tempo própria da contemporaneidade. Também permite a adesão de inovações programáticas ao escopo do projeto de arquitetura, estendendo-as aos campos de paisagismo, design, programação visual e interiores, fomentando o processo criativo em todas as etapas de projeto.

Diretores

Celso Rayol

Celso Rayol

Celso Rayol é um dos fundadores da empresa de arquitetura e urbanismo Cité Arquitetura, localizada no Rio de Janeiro, Brasil.

Ganhou prêmios nos concursos do IAB, como Decoração do Sambódromo (1988), Praça Porto Rocha (1991) e Revitalização do Edifício Glória (2004). Foi premiado, também, pela AsBEA, com os projetos Torre Mirador e Retrofit no Porto (2014), Torre Híbrida e ISR PUC-Rio (2015), e no concurso Saint-Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável com o projeto Complexo Multiuso (2016). Foi um dos finalistas do 4º Prêmio Saint-Gobain com o Instituto de Sustentabilidade PUC-Rio (2017) e teve seu edifício residencial Sorocaba 112 escolhido entre os 150 edifícios mais importantes do mundo de 2017, pelo prêmio anual Building of the Year, do ArchDaily. No mesmo ano, o edifício também concorreu à versão de língua portuguesa da premiação, o Obra do Ano, que elege os melhores projetos entre Brasil e Portugal, ao lado do projeto de modernização e acessibilidade do Memorial JK, também da Cité.

Seus trabalhos foram selecionados para a exposição coletiva de arquitetos na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo nos anos de 2003, 2005, 2007 e 2009. Tem trabalhos publicados nas revistas Projeto, Finestra, Abitare e no Jornal O Globo, além de sites nacionais e internacionais, como a plataforma online especializada em arquitetura ArchDaily.

Estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula de 1986 a 1991, e graduou-se como Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, com especialização Lato Sensu em Tecnologia no Ensino Superior, na área de Conhecimento de Educação, ministrado pela Coordenação Central de Educação à Distância da PUC-Rio. Atualmente é também conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ).

Trabalhou na STA Arquitetura de 1988 à 2012, tendo atuado como Diretor Geral a partir de 2009, onde desenvolveu projetos como Hotel Sheraton Barra, Centro Emp. M. H. Simonsen, Downtown, Botafogo Praia Shopping, Bairro Carioca, Porto Atlântico, Port Corporate, Dimension Office e Park, entre outros.

Em 2006, deu início ao escritório Mira Arquitetura, em conjunto com a arquiteta Claudia Miranda. Foi sócio-fundador do Studio 101, junto às arquitetas Claudia Miranda e Adriana Sansão entre 2000 e 2005.

Desde 2003, é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro nos cursos de Arquitetura e Design de Produto, nas disciplinas de Projeto do Espaço Residencial II, Crítica de Arquitetura e Teoria da Cor. Ensinou na Escola de Design de Interiores da Universidade Cândido Mendes entre 1998 e 2010 e ministrou aulas de Representação de Projetos no IAB-RJ entre 1991 e 1994.

Fernando Costa

Fernando Costa

Fernando Costa (1982, Rio de Janeiro, Brasil) é arquiteto, urbanista. Desde 2012 é sócio fundador da empresa de arquitetura e urbanismo Cité Arquitetura, localizada no Rio de Janeiro, Brasil.

Premiado nos concursos da AsBea, com os projetos Torre Mirador e Retrofit no Porto (2014), Torre Híbrida e ISR PUC-Rio (2015) e no concurso Saint Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável com o projeto Complexo Multiuso (2016). Concorreu entre os finalistas da última edição do concurso, com o ISR PUC-Rio (2017), na categoria Institucional. Com o projeto residencial Sorocaba 112, foi nomeado para os prêmios internacionais Building of the Year 2017 e Obra do Ano 2017, ambos organizados pelo site especializado ArchDaily. Nesse último, também participou com o projeto de Modernização e Acessibilidade do Memorial JK.

Estudou na FAU – Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2002 a 2007, e graduou-se como Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. É pós-graduado (MBA) em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente, é conselheiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

Atuou como Gerente de projetos na STA Arquitetura de 2008 a 2012, onde desenvolveu trabalhos como Bairro Carioca, Hidra residencial, America’s Avenue, Sublime Max Condominium e Mio Residencial Parque.