Belavista Residencial

Imersão em paisagens 360°
Entre a Maria Quitéria e a Prudente de Morais, a implantação desse projeto o torna único no entorno, com possibilidades de vista em 360 graus, mirando do Dois Irmãos à Lagoa passando pelo horizonte da praia. Foi justamente essa condição de imersão na paisagem que guiou o projeto, com uma unidade por andar rodeada pela vista através de grandes panos de vidro que traçaram as premissas do design.
A busca pela amplidão do olhar então nos levou à imersão na transparência, na simplicidade dos elementos, na reflexão das luzes do dia, características que não poderiam melhor descrever o próprio mar que se vê do edifício. Observando o oceano como inspiração, o projeto usa do ritmo, como a maré, e das linhas contínuas, como o horizonte, ao desenhar as varandas, vigas, janelas e detalhes da torre. Assim como as vistas são 360°, o projeto também o é, sem fundos para a cidade.
No térreo, o embasamento mantém a relação de altura com o edifício preservado ao lado, com linha horizontais que não confrontam com o entorno e criam um jardim elevado que debruça-se sobre quem chega ao edifício, mesclando-se às copas das árvores da Prudente de Morais. Com um desenho delicado de gradis e filtros visuais através de vidros em distintas transparências, a entrada do projeto destaca-se pela sutileza ao mesmo tempo que protege aos moradores e visitantes.
uso Residencial
local Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
ano 2024
cliente Opportunity e Sig Engenharia
status Em desenvolvimento
projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa
coordenadores de projeto André Caterina, Daniel Osório, Giovanna Soares, Júlia Queiroz, Lúcia Andrezo, Luisa Linden, Nicholas Manso, Thiago Jesus e Vanessa Moreira
imagens Studio Vir