Cité Arquitetura logo

Bienal de Veneza

Bienal de Veneza (capa)

O projeto para a exposição "Time, Space and Existence" propõe uma imersão no processo criativo da Cité, onde arte e arquitetura se unem para refletir sobre a identidade, o espaço e o tempo. Cada elemento do espaço foi pensado para transmitir a essência da brasilidade, um valor central no trabalho da Cité, que se manifesta nos materiais naturais e nas técnicas artesanais. A instalação utiliza pedras brasileiras como o quartzito, com sua diversidade de cores e texturas, e tecidos ecológicos que evocam a natureza e o potencial transformador do Brasil.

No centro do projeto, um símbolo poético: o coração, que representa a força das pessoas, essência dos projetos do escritório. A escolha de elementos como bordados manuais, realizados por artesãs do Rio de Janeiro em parceria com o Projeto DACCASA, enfatiza o valor do fazer à mão, unindo sensibilidade artística e responsabilidade social. O espelho, inserido no espaço, permite que o visitante se veja como parte da instalação, evocando uma fusão entre o eu e o ambiente, entre fragmentos e o todo. Cada material, cada detalhe expressa a brasilidade em suas múltiplas camadas, entre o contemporâneo e o artesanal.

O projeto também explora cinco conceitos que orientam a prática da Cité: Pessoas, Localização, Ler, Transformar e Devolver. Esses pilares são expressos através da criação de espaços que refletem e devolvem a experiência humana, respeitando as singularidades de cada local e pessoa. A interpretação sensível e poética da realidade, o respeito ao entorno e a transformação do conhecimento em formas espaciais refletem a visão da Cité sobre o papel da arquitetura como uma experiência viva e contínua.

O projeto de instalação, com sua estética integrada e a escolha cuidadosa de materiais, revela a arquitetura como um diálogo. Através dessa experiência, o visitante é convidado a mergulhar na identidade brasileira e nas conexões humanas que moldam a visão da Cité, onde a arquitetura ganha vida por meio do tempo e da existência.

Local Veneza, Itália

Ano 2023

Status Concluído

Projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa

Fotos Celso Rayol e Federico Vespignani