Borges 3467
Desenho marcado por linhas que percorrem toda a fachada
Selecionado pelo prêmio Obra do Ano 2022 pela plataforma Archdaily Brasil.
Vencedor no Prêmio AsBEA-RJ 2017 na categoria Edifícios Residenciais Multifamiliares.
O projeto do Edifício Borges, localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, tem como premissa a valorização e integração com esta paisagem marcante da cidade do Rio de Janeiro.
Marcar um forte desenho por linhas que percorrem toda a fachada foi o conceito adotado pela Cité Arquitetura ao elaborar este projeto. Segundo Waltércio Caldas, “Desenhos são, na maioria das vezes, objetos de papel e alguns acreditam que desenhar é a tarefa mais rápida da arte. Mas a arte deve muito ao “quase nada” e desenhos permanecem como sorrisos indo, desprevenidos, em direção ao esquecimento”.
As linhas que formam o desenho são registradas e impregnadas no significado do projeto. Partiu-se do desenho que inicia a elaboração de uma ideia: o caminho das linhas percorre toda a fachada até a matriz volumétrica e detalhes que finalizam a mesma.
A fim de garantir uma perfeita visualização da Lagoa e também para as generosas copas das arvores da rua, foram projetados grandes vãos, resultando numa franca aproximação visual com esta paisagem circundante. A primeira camada que forma esta fachada é composta de concreto e chapas metálicas perfuradas. A segunda camada, das varandas, é composta de perfis de madeira em desenhos assimétricos e variados.
O edifício tem seis andares e é composto de dois apartamentos por pavimento tipo, sendo um de três e o outro com dois quartos. Nas plantas, o posicionamento de banheiros e cozinhas foi pensado de maneira a garantir o maior numero possível de variações de planta. Nesta proposta, as possibilidades de variações de planta compõem um total de três possibilidades, inclusive, a adaptação para uma única unidade por andar, de maneira ágil e qualificada. Esta é a adaptabilidade solicitada pelos usuários, atendendo as necessidades de transformação da casa ao gosto e necessidades do morador.
As unidades do primeiro andar ainda possuem jardins privativos, devido ao a configuração do pavimento de acesso, enquanto as unidades do sexto andar possuem dependências na cobertura com terraços de vista panorâmica.
Este projeto, assim como o Edifício Carmela Dutra e Lygia Reisen, faz parte do Cité Design 360, onde a Cité Arquitetura participa ativamente de todas as etapas de projeto, desde os estudos de viabilidade até a criação do nome do empreendimento, de seu material de divulgação e o projeto executivo.
Uso Residencial
Área 2370,52 m²
Local Rio de Janeiro - RJ
Ano 2016
Cliente Performance Empreendimentos Imobiliários
Status Construído
Projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa
Coordenadores de projeto Daniel Osório, Lúcia Andrezo, André Caterina, Beatriz Aguiar
Equipe Ana Terra Vettori, Fabiano Ravaglia, Gabriela Sales, Júlio Sartor, Letícia Burkardt, Luiza Melo, Thiago Godoy e Vinicius Philot
Fotos Pedro Vannucchi
Gerenciamento PI Arquitetos
Paisagismo e Interiores Cité Arquitetura
Material de vendas Cité Arquitetura
Estrutura Navarro Adler
Revisão de estrutura CSP Consultora
Fundações ABS Fundações
Instalações mecânicas: Integrar
Instalações prediais AQ Projetos de instalações
Incêndio Hidrofire
Consultoria de esquadrias B&G Arquitetura consultiva
Ar condicionado Integrar
Consultoria acústica Traço Verde Arquitetura Ambiental
Impermeabilização GTI Projetos e consultoria
Programação visual Jorge Darzé
Piscinas Hibritec
Ancoragem Meio equipamentos
Topografia Braga Neto Associados
Fornecedores Casa Blanca Revestimentos, Chaleur Brasil, Força Carioca, Grupo Paris, Nacional Madeiras, Portobello S.A., Thyssenkrupp, Deca, La Fonte, Corte Perfeito, Tigre, Engelift Soluções em Elevações, Sekapiso, Ibratin, Cuccolotto Consultoria, Formica, Tramontina, Olga Color