Casacor 2023
Fusão entre a estética alemã e a identidade brasileira
Fomos convidados pela Audi, empresa automobilística alemã, para criar o espaço “Audi Platz”, em uma adaptação baseada em ideia originária da Alemanha. Inspirados pela localização da exposição, o icônico casarão do Instituto Brando Barbosa, o escritório foi responsável por aprimorar um projeto existente, criando uma perfeita integração com o casarão histórico, destacando os detalhes arquitetônicos do jardim e incorporando a exuberante vegetação circundante. Ao mesmo tempo, o projeto inclui elementos de design com características brasileiras e tropicais.
Com foco no Q8 – carro elétrico de alta tecnologia lançado pela marca no Brasil –, o ambiente de 260 m² é concebido como um caminho envolvente que conduz os visitantes pela mostra até o deslumbrante veículo de luxo. Totens espelhados se repetem ao longo do percurso, proporcionando um jogo de reflexos que amplia o espaço. Enquanto elementos estrategicamente posicionados, os totens criam seções distintas que orientam o visitante em sua trajetória.
O escritório projetou lounges em meio a um vasto jardim, os quais exalam conforto e se convertem em pontos focais de convivência harmoniosa com a natureza. Pensados para envolver os visitantes com aconchego e convidá-los a desfrutar da presença revigorante do ambiente externo, esses espaços permitem a todos uma experiência de conexão íntima entre si, seus corpos e a sensação de pertencimento, imersos na história e na grandeza da natureza local.
Reconhecendo a natureza transitória da ocupação do espaço, a abordagem arquitetônica priorizou a preservação do entorno, além de garantir presença marcante e perceptível no ambiente.
Compõem o mobiliário mesas, poltronas, chaise, puff e sofás da série Talipot, da Saccaro, desenhadas por Dieedro by Jayme Bernardo. A aplicação de tecnologia estrutural nessas peças de design, utilizando materiais metálicos e sustentáveis, permite que o ambiente no qual estão inseridas assuma o protagonismo. Isso possibilita intervenções que realçam e valorizam as características únicas do espaço.
A sustentabilidade também foi preocupação central do projeto, que conta com tomadas simples para carregar o carro elétrico e materiais reutilizáveis, como o granito usado nos revestimentos – que é um material extremamente durável e pode ser reaproveitado após o evento. Da mesma maneira, para a reduzir o desperdício e o impacto ambiental, toda a estrutura metálica construída para compor o ambiente também poderá ser reutilizada em outros eventos da Audi.
Uso Expositivo
Área 260m²
Local Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
Ano 2023
Status Concluído
Projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa
Coordenadores de projeto André Caterina
Equipe Luiz Eduardo Rayol e Mateus Fragoso
Fotografia Dani Leite
Parceiros Audi, Alcance Construtora, Saccaro Itaipava, Sigmastones, Horto Girassol, Força Carioca, Toldos Dias, Vivix, Granipex, Marinox