Cité Arquitetura logo

Comendador Queiroz

COMENDADOR QUEIROZ (16)

Proteção do corpo e da alma

A morada é a proteção do corpo e da alma, abrigando não apenas das intempéries como a escuridão. Neste projeto, partimos dos elementos vistos em diversas culturas como de proteção e resguardo para deles extrair sua essência em cores e texturas. Em nossa pesquisa, encontramos nas pedras, símbolos de energia ao redor do mundo, nossa força motriz, enxergando-a como material base e paleta de cores em sua variedade, além de seu aspecto escultórico.

A entrada do empreendimento passa, então, a sustentar-se sobre monólitos-pilares; e o vazio que paira sobre a entrada do subsolo torna-se pedestal para uma grande escultura em pedras brasileiras, ressaltando os materiais nacionais e protegendo quem por ali passa. No térreo, um espaço a princípio inerte, na forma do corredor entre os elevadores, ganha especial atenção com espaços para reuniões e estudos, usando do piso e dos bancos para trazer as pedras naturais de forma inusitada e delicada.

Nos interiores, os tons naturais, em uma mistura de acinzentados e terrosos, encontram-se com o paisagismo, que traz na vegetação mais uma forma de resguardo.

uso Residencial

área

local Icaraí, Niterói - RJ

ano 2021

cliente Tegra

status Concluído

projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa

coordenadores de projeto André Caterina e Daniel Osório

equipe Eduarda Volschan, Leonardo Leal e Luisa Linden

fotos Dani Leite e Tegra