Cité Arquitetura logo

Complexo Comercial e Hoteleiro

COMPLEXO COMERCIAL (3)

Rede conectiva

Localizado na área do porto do Rio de Janeiro, numa das vias de acesso à cidade está o Complexo Comercial e Hoteleiro. Neste projeto, o programa foi distribuído nas 4 torres com unidades corporativas e comerciais, um hotel de negócios e apart-hotéis. No embasamento, além de vagas e serviços, lojas são projetadas em toda a periferia e uma grande praça coberta torna-se o ponto de encontros principal do complexo.

O projeto estabelece, então, desde seu embasamento, a conectividade entre as várias atividades e reconfigura o espaço público circundante, visando um importante legado para a região. As generosas e arborizadas calçadas garantem uma alta qualidade paisagística e um local de convívio para seus os usuários do bairro.

Com vista privilegiada para as principais paisagens e monumentos do Rio, como o Cristo Redentor, a antiga Zona Portuária, a Baía da Guanabara e a Quinta da Boa Vista, é fundamental proporcionar aos seus ocupantes uma amplitude visual para essas áreas, além de propor uma configuração e posicionamento das torres que permita uma boa aeração e não-adensamento do projeto.

Agindo como conector entre os vários volumes e protetor das fachadas mais ensolaradas, uma segunda pele foi aplicada sobre as mesmas. A “rede” metálica é agregada à fachada com densidade que varia de acordo com sua insolação e nível de privacidade: mais aberta nas unidades comerciais e mais fechada nas áreas residenciais.

uso Misto

área do terreno 17.724,11 m²

área construída 235.415 m²

local Centro, Rio de Janeiro - RJ

ano 2013

cliente Grupo OAS

status Em estudo

projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa

coordenadores de projeto Lúcia Andrezo e Thiago Pessoa

equipe Daniel Osório, Francisco Meyer e Letícia Burkardt

imagens Domus

construção Grupo OAS

detalhes do projeto 81 salas no embasamento; 42 lojas; 140 salas corporativas; 650 salas comerciais; 504 unidades hoteleiras; e 456 unidades de apart-hotel