Contemporâneo Gávea
Do bairro ao edifício
Selecionado pelo prêmio Obra do Ano 2023 na categoria Arquitetura Residencial do ArchDaily Brasil
A premissa do Contemporâneo Gávea é promover o encontro entre os moradores e a cidade, atendendo à vontade contemporânea de estar próximo a tudo e, ao mesmo tempo, contar com o aconchego da casa. O bairro da Gávea é reconhecido como um local de ativação na cidade do Rio, contando com a presença de uma das maiores universidades da cidade, escolas, teatros, diversos bares e restaurantes, além de centros culturais e do planetário municipal. Ao mesmo tempo, localizado em um vale, suas ruas arborizadas contam com certa calmaria. Percebemos o desejo do morador que escolhe essa vizinhança como lar pelo encontro entre dinamismo e tranquilidade, que foi então traduzido na arquitetura desenvolvida pela Cité.
A partir dessa leitura, ambientes de uso comum do projeto foram desenhados com funções múltiplas, para atender às demandas variadas do dia a dia. A integração das áreas de lazer através de portas articuladas é o principal traço responsável por essa liberdade espacial buscada desde a concepção da arquitetura. Outro elemento importante é a variedade de comodidades oferecidas ao morador, como boxes para depósito e bicicletário, condizentes com o habitar contemporâneo.
Nos apartamentos, a cozinha foi colocada como principal articulador do espaço, criando uma boa circulação e fortalecendo o ambiente de trocas entre os residentes. As janelas que vão do chão ao teto também são um elemento norteador do projeto, permitindo máxima entrada de iluminação natural, vista para o verde e uma inserção da atmosfera do bairro dentro do apartamento.
Ainda tratando-se de visadas entregues pela arquitetura, o uso de janelas anguladas, como as da fachada do pavimento comum junto à rua, e brises nas laterais das varandas são um detalhe cuidadoso. Agindo como filtros visuais entre o lado de dentro e o movimento constante da rua, as diagonais desvendam vistas para as copas das árvores e o Cristo Redentor. Novos ângulos para novas perspectivas de habitar.
Por fim, na fachada, a cor cinza predomina na camada mais externa e mimetiza a inserção no contexto urbano, enquanto os planos inclinados revestidos de madeira são responsáveis por destacar a mudança de ângulo, de perspectiva, e acolher quem chega. O projeto se complementa desde a fachada até a comunicação visual, com o objetivo de se criar uma linguagem única, articulada e coesa. Por isso, o Contemporâneo Gávea faz parte dos projetos Cité 360.
uso Residencial
área 2.822,75 m²
local Gávea, Rio de Janeiro - RJ
ano 2017
cliente Performance
status Concluído
projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa
coordenadores de projeto André Caterina, Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Thiago Godoy e Vanessa Moreira
equipe Alane Oliveira, Amanda Lopes, Gabriela Sales, Giovanni Serpa, Leonardo Leal, Lucas Motta, Mateus Fragoso, Mariana Netto e Luiza Melo
fotos Dani Leite e Wagner Ziegelmeyer
construção Rios Engenharia
gerenciamento Centímetro Arquitetura
acústica Traço Verde Arquitetura Ambiental
ancoragem FHX
consultoria de alumínio B&G Arquitetura Consultiva
estrutura Soma Engenharia
fundação PFM Engenharia
incêndio Recel
instalações mecânicas Flowair
instalações prediais AQ Projetos de Instalações
piscina Hibritec
materiais e equipamentos Casa Blanca Revestimentos, Chaleur Brasil, Força Carioca, Grupo Paris, Nacional Madeiras, Portobello, Thyssenkrupp, Deca, La Fonte, Sigma Stone, Tigre, Sekapiso, Ibratin, Suvinil, Formica, LZ Studio, Tramontina, Mekal, Santa Luzia, Pial, Olga Color, GE Wattstation e Yale