Guilhermina
A diferença está nos detalhes
Com uma arquitetura em constante transformação, Botafogo é um dos bairros mais diversos do Rio, onde a cultura carioca está sempre se reinventando ao longo dos anos. A rua Guilhermina Guinle, onde está nosso projeto, é um dos maiores exemplos desse encontro entre passado e presente com a presença do Palacete Lineu de Paula Machado e seus jardins, que hoje abrigam o centro cultural Casa Firjan.
Os contrastes de cor, entre os cinzas, os claros e os verdes da vegetação circundante deste casarão tornaram-se nossa inspiração, assim como seus detalhes. Através de uma releitura contemporânea, a contraposição frente-fundo de tons de cinza e bege destaca o edifício, enquanto ripados e um paisagismo suspenso no embasamento evocam com atualidade o jardim arborizado da antiga edificação vizinha. Ao longo da torre, ritmados planos verticais a atravessam com um desenho delicado, marcando as esquadrias com a mesma imponência que as vidraças e pilaretes do edifício histórico.
Nos interiores, através da mesma linguagem, escolhemos o uso de materiais e texturas atemporais em tons acinzentados e calorosos, com peças de design que realcem o paisagismo, a amplitude espacial e as diferentes entradas de luz. Com todos os apartamentos voltados para a rua e constante ventilação cruzada, o encontro entre a arquitetura e o exterior torna-se mais uma característica comum entre nosso projeto e o palacete que nos inspirou.
Uso Residencial
Área 2.168,33 m²
Local Rio de Janeiro - RJ
Ano 2023
Cliente Piimo
Status Em desenvolvimento
Projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa
Gerentes de projeto Daniel Osório, André Caterina, Lúcia Andrezo, Vanessa Moreira
Equipe Fabiana Melo, Giovanna Soares, Isadora Coelho, Júlia de Queiroz, Leonardo Leal, Lilian Vasco, Mateus Keiper, Maria Luiza Peixoto, Rachel Tonietto
Imagens Studio Vir