Igara
Raízes da Casa
Localizado na esquinas das ruas Igarapava e Sambaíba, na parte baixa do Alto Leblon, na cidade do Rio de Janeiro, o Igara tem inspiração no nome das ruas que o envolvem, consolidando uma relação direta com a vocação do lugar. Foram utilizados na concepção do projeto a etimologia da palavra ‘Igarapava’, um termo de origem tupi que significa “Porto de Canoas”, e o significado de “Sambaíba”, nome dado a um arbusto sarmentoso nativo do cerrado brasileiro.
O projeto da Cité partiu desses significados do lugar para recriar a ideia da força da árvore. Criando uma imagem de raiz que busca o solo e a copa que busca o céu, o embasamento se enraíza e se mantém íntegro ligado à terra, como um porto seguro de chegada, e, numa espécie de ascensão, o edifício busca o céu.
As varandas contam com fechamento de vidro retrátil integradas às salas, levando mais luminosidade natural, ventilação e sensação de liberdade, além do melhor aproveitamento dos espaços. A ideia é integrar o lado de dentro com o lado de fora, ao mesmo tempo possibilitando liberdade espacial aos moradores.
O conceito do enraizamento e da ascensão ao céu é evidenciado pelas cores na fachada, que vão dos tons mais terrosos e escuros na parte do embasamento, a tons mais claros e suaves na parte de cima do edifício.
Com essa relação, a grande copa da árvore seria o próprio edifício, onde um delicado elemento de gradil transmite a ideia desse fechamento em galhos, que acolhe e protege como um ninho.
O edifício possui um terraço-jardim localizado acima das coberturas, que se propõe a ser um ambiente de convívio, com espécies de vegetação litorânea, de restinga. Há também uma horta e uma área de contemplação da paisagem do entorno, com uma vista privilegiada para o mar. A vista do alto dialoga com o deslumbramento que sentimos ao alcançar o galho mais alto de uma árvore forte e robusta.
Uso Residencial
Área 2.869,66m²
Local Leblon, Rio de Janeiro - RJ
Ano 2020
Status Concluído
Projeto de Arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa
Coordenadores de Projeto Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Thiago Godoy e Vanessa Moreira
Equipe Carla Felix, Eduarda Volschan, Fabiana Melo, Fernanda Teixeira, Isadora Coelho, Lilian Freitas, Luiza Melo, Luísa Linden, Leonardo Leal, Leonardo Milano, Mateus Keiper, Maria Vitória Martins, Pedro Brito, Rachel Tonietto, Raphael Younes
Incorporação Bait Inc.
Imagens Studio Vir
Fotos André Nazareth e Dani Leite
Acústica Roberto Thompson Motta Arquiteto
Automação Bessa Telecom
Consultoria de Alumínio MBP Consultoria de esquadrias
Estrutura Soma Engenharia
Fundação ABS Fundações
Incêndio Poliposition Engenharia e Projetos
Instalações Mecânicas Integrar
Interiores Manga Rosa Arquitetura
Instalações Prediais Solutions Engenharia de Instalações
Irrigação Aqualar
Paisagismo Embyá Paisagens e Ecossistemas
Piscina Aqualar
Materiais e Equipamentos Ibratin, Olga Color, Permetal