Memorial JK



















Modernização e acessibilidade
Selecionado no prêmio Obra do Ano 2017 na categoria Arquitetura Cultural pelo ArchDaily Brasil
O Memorial JK é um museu localizado em Brasília, capital do Brasil. Foi inaugurado em 12 de setembro de 1981, com projeto assinado por Oscar Niemeyer a pedido da primeira dama D. Sarah Kubitschek, em homenagem ao ex-presidente e fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek.
As ideias de modernizar o museu e torná-lo acessível a todos os seus visitantes foram as premissas iniciais do projeto. O trabalho em parceria com a empresa Collecta, da museóloga Auta Rogas Barreto, desenvolveu essas premissas através da proposição de intervenções sutis no Memorial, tombado em 1991. Como forma de modernizar os meios expositivos do conteúdo do acervo, a equipe da Cité pesquisou dispositivos tecnológicos de última geração para complementar os expositores existentes. E, ao mesmo tempo, para receber o público com conforto, segurança e acessibilidade, foram projetados painéis de vidro com a projeção de vídeos munidos de legendas, maquetes táteis, entre outros novos expositores. Uma das principais preocupações foi propor inserções discretas com o objetivo de manter o ambiente tombado inalterado.
O conceito do projeto foi recuperar a memória deste simbólico monumento arquitetônico através de um percurso, de um movimento contínuo de seus visitantes. As tecnologias de ponta utilizadas no projeto possibilitaram um rigor na forma de transmitir o conhecimento contido no museu, permitindo a acessibilidade geral das informações ao público e que as mesmas fossem passadas de forma bastante apurada e correta, gerando um alcance maior do conteúdo a todos.
uso Institucional
área 2.189,13
local Brasília - DF
ano 2015
cliente Memorial JK
status Concluído
projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa
coordenador de projeto André Caterina
equipe Alane Oliveira, Letícia Burkardt e Raquel Santos
coordenação geral, curadoria e projeto expográfico Auta Rojas Barreto (Collecta Rio)
produção executiva Rodolfo Abreu
coordenação educativa Lusimar Andrade
projeto institucional e supervisão geral José Carlos Barboza de Oliveira
projeto de acessibilidade Auta Rojas Barreto e Lusimar Andrade
consultores em acessibilidade Instituto Benjamin Constant (IBC), Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP)
fotos Joana França
vídeos Unloop Filmes
fornecedores Alyce Mundo Interativo, Inox Design Catiguá, Servinox, All Nations Tecnologia e Visual Best
tecnologia BenQ
suporte Daniel de Assis, consultor de vendas corporativas BenQ Brasil
agradecimentos Arquivo do Governo do Distrito Federal, Instituto Moreira Salles (IMS) e Fundação Athos Bulcão