Cité Arquitetura logo

Nirvana

NIRVANA (2)

Entre corpos d’água, no quase encontro entre a Lagoa de Piratininga e o oceano — é deste contexto que surge este projeto, de frente para o mar. Assim, encontramos nossa inspiração no próprio local, com suas raízes, histórias e atmosfera.

Ligando a praia à lagoa, no passado, em época de cheias, os pescadores abriam um canal por entre o areal e a mata de restinga, unindo os elementos marcantes da paisagem na região oceânica. Dessa construção humana, em acordo com a natureza, resultava o encontro entre os diferentes tons de azul e branco das marés com as matizes terrosas da areia. Logo, a partir desse conto local, propomos o entre edifícios como esse rasgo que outrora uniu as águas.

A textura da madeira e os tons aconchegantes, como nas trilhas que cortam sobre a areia e a vegetação rasteira, recobrem as fachadas no interior do terreno, trazendo um ambiente caloroso em diálogo com o paisagismo. Ao mesmo tempo, para o mar e a lagoa, as generosas varandas ganham a plenitude dos tons claros e transparência. No térreo, junto à rua, para surpresa do pedestre, as matizes de azul criam um design singular, emulando a ondulação das ondas na praia. Como a paisagem que o cerca, este edifício enraíza-se em Piratininga.

uso Residencial

área 14.584 m²

local Piratininga, Niterói - RJ

ano 2022

cliente Proart Engenharia

status Em desenvolvimento

projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa

equipe Bianca Naylor, Daniel Osório, Eduardo Romano, Júlia de Queiro e Leonardo Leal