Residência Enseada
O projeto de uma cobertura duplex em Botafogo, com vista para o Pão de Açúcar, era um desejo de longa data dos moradores, que já moravam no bairro e decidiram mudar-se para um apartamento maior, com área ao ar livre e mais espaço para os filhos pequenos.
Localizado em edifício projetado pela Cité Arquitetura, os proprietários decidiram por também chamar o escritório para o design da nova casa. Com dois pavimentos, um social, de lazer e trabalho, e outro de área íntima, com os quartos dos filhos e a suíte do casal, a cobertura conta com 245m² entre áreas internas e externas.
No primeiro pavimento, a sala se abre por completo para o terraço, que conta com área gourmet e piscina com vista para um dos principais cartões postais do Rio. Com um layout longitudinal, o ambiente divide-se em três ocupações: sala de jantar, estar e home theater. Em uma gradação de intimismo, todos os estares são abraçados por texturas de madeira e tons claros, usando da necessidade de manutenção de um shaft de instalações que corre para o segundo andar como um divisor entre as salas de jantar e estar e o home theater, mais recluso, camuflando a divisão com uso de marcenaria.
Tratando-se da distribuição espacial, enquanto uma das paredes laterais é composta por portas de correr de vidro que integram completamente o ambiente interno ao externo, o lado oposto da sala é revestido em suas paredes e teto por madeira, visualmente separando o espaço de circulação e criando uma “caixa” para os acessos à cozinha, suíte de hóspedes, escritório e escada, que conecta às partes íntimas da casa.
No pavimento superior, as suítes das crianças contam com um projeto que pode acompanha-las conforme seu crescimento, com cores e texturas neutras que deixam espaço para a expressão dos diferentes gostos e fases da infância e juventude.
Já a suíte do casal teve seu layout determinado sobretudo pelo destaque desejado para vista do Pão de Açúcar, o que induziu à decisão pelo posicionamento central da cama, de frente para a extensa janela que há no cômodo. Conectando o quarto ao banheiro en suite, o closet tomou ares neutros, camuflando-se à parede, deixando o protagonismo sempre para a paisagem e a luz natural. O mesmo cuidado nas texturas e detalhamento ocorre no banheiro do casal, onde do chuveiro é possível avistar a montanha e o céu.
Como norte geral do projeto, a integração entre a vista e os ambientes da moradia determinou o cuidado com os contrastes, entendendo a entrada de luz, a paisagem do entorno e o céu como protagonistas em uma cobertura. Assim, as cores e texturas de impacto aparecem em momentos pontuais, sobretudo através do paisagismo do terraço e da piscina, um volume revestido em pedra natural Quartzito Perla que se debruça sobre o Rio.
uso Residencial
área 245m²
local Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
ano 2022
projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa
coordenadores de projeto André Caterina e Lúcia Andrezo
equipe Giovanna Soares, Kátia Alves e Maria Luiza Peixoto
imagens Cité Arquitetura