RG33































Sutileza nos detalhes
Localizado em uma das ruas principais de Botafogo, o RG33 reflete a história e a memória afetiva do bairro. Inspirado nas casas e palacetes históricos da região, como a Casa de Rui Barbosa e o Palacete Lineu de Paula Machado, o edifício resgata elementos como gradis de ferro batido e azulejos hidráulicos portugueses, reinterpretados em uma linguagem contemporânea.
Com sete pavimentos e unidades de dois e três quartos (97 a 137m²), o projeto garante ventilação cruzada, quintais privativos nas unidades térreas e generosas varandas que integram interior e exterior, destacando-se pela entrada de luz natural e pela relação constante com o entorno. A fachada dinâmica utiliza materiais como azulejos e madeira, criando um jogo de volumes que remete à memória arquitetônica de Botafogo.
Os espaços comuns foram posicionados na cobertura, oferecendo vista privilegiada para o Cristo Redentor e uma área de lazer com piscina ensolarada ao longo do dia. No térreo, o uso de tons de azul e verde amplia visualmente a entrada, criando um convite aos pedestres e integrando o edifício à escala do bairro.
Uso Residencial
Área 3.153,09 m²
Local Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
Ano 2019
Cliente Disa Catisa
Status Concluído
Projeto de arquitetura e fachada Celso Rayol, Fernando Costa e HDAA (Heitor Derbli e Arquitetos Associados)
Equipe Cité Ana Terra, Bianca Naylor, Daniel Osório, Eduarda Volschan, Eduardo Romano, Leonardo Leal, Lucia Andrezo, Luiza Melo, Raphael Younes, Thiago Godoy e Vanessa Moreira
Equipe HDAA Andréa Eboli, Gerard Bachalaany e Samuel Nogueira
Fotos Dani Leite