Cité Arquitetura logo

Spotlight Jardim Botafogo

SPOTLIGHT (4)

Mirante da paisagem

Indicado ao prêmio Obra do Ano 2024 na categoria Arquitetura Residencial pelo ArchDaily Brasil

Localizados em Botafogo, próximo ao Shopping Rio Sul, os dois condomínios independentes Highlight e Spotlight ocupam lotes contíguos com desnível entre si e se comunicam internamente, formando um conjunto de cinco torres que busca diálogo com a cidade. A expectativa é que eles atraiam lojas e novos empreendimentos para o entorno. O conjunto foi parcialmente concluído e a finalização das obras está prevista para 2023.

Com 300 unidades de dois e três quartos, os três blocos do Highlight têm dez pavimentos sem coberturas e fachada ativa com 20 lojas. Outros 76 apartamentos nas tipologias de três e quatro quartos e coberturas dúplex estão distribuídos pelos nove andares das duas torres de uso exclusivamente residencial do Spotlight, posicionado no terreno menor, nos fundos.

Os dois condomínios têm linguagens bastante semelhantes, embora guardem suas particularidades. O conjunto é rodeado por grandes avenidas e tem poucos edifícios próximos, o que assegura vistas do Pão de Açúcar e do Corcovado e levou à escolha de janelas com dimensões superiores às do mercado. No Highlight, as fachadas são marcadas pelo jogo de terraços e jardineiras desalinhados. Algumas unidades têm duas jardineiras, uma delas mais profunda para o plantio de árvores. Menos robusto, o Spotlight se caracteriza pela planta recuada e pela ausência do jogo de terraços, mas mantém as jardineiras com algumas variações e introduz molduras na fachada.

De cor escura e com um conceito que extrai alguns cubos da face externa para aumentar a conexão com o entorno, o embasamento do Highlight é composto por térreo com lojas e dois pavimentos elevados de garagens, sobre os quais estão os pilotis das torres, com paisagismo marcado pelas palmeiras. Esse nível corresponde ao térreo do Spotlight e é responsável pela interligação entre os condomínios; nele estão concentradas as áreas comuns de lazer compartilhadas, que atendem a todo o conjunto.

Uso Residencial

Área 17.118,44 m²

Local Rio de Janeiro, RJ

Ano 2018

Cliente Opportunity e PERFORMANCE Empreendimentos Imobiliários

Status Concluído

Projeto de arquitetura e fachada Celso Rayol e Fernando Costa

Coordenadores de projeto André Caterina, Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Thiago Godoy e Vanessa Moreira

Equipe Ana Terra Vettori, Eduardo Romano, Fabiana Melo, Gabriela Sales, Giselle Costa, Isadora Coelho, Júlia de Queiroz, Kátia Alves, Leonardo Leal, Leonardo Milano, Lila Monteiro, Luisa Linden, Luiz Eduardo Rayol, Luiza Loureiro, Luiza Melo, Mariana Neto, Mateus Fragoso, Nicholas Manso, Pedro Brito, Rachel Tonietto, Renata Oliveira, Romário dos Anjos, Thamires Carrilho, Thiago Lopes, Victoria Michelini

Fotos Pedro Vannucchi e Dani Leite

Acústica Traço Verde Arquitetura Ambiental

Ancoragem FHX

Automação Casa do Futuro

Comunicação visual Ilustre Ideia Estúdio Criativo

Consultoria de alumínio Grupo Paris Vidro e Alumínio

Elevadores ThyssenKrupp

Estrutura Adler Projetos Estruturais

Estrutura metálica Abilitá Projetos Estruturais

Executivo Cité Arquitetura

Fundações ABS Engenharia Fundações Geotecnia

Furação Adler Projetos Estruturais

Impermeabilização GTI Projetos e Consultoria

Incêndio Prinst Engenharia de Segurança

Instalações mecânicas Flowair

Instalações prediais AQ Projetos de Instalações Ltda

Interiores André Piva Arquitetura

Luminotécnica RBF Arquitetura de Iluminação

Paisagismo Sá&Almeida Arquitetura e Paisagismo

Piscina Aqualar

Topografia TopTec

Materiais e equipamentos Força Carioca, Portobello S.A., Eliane, Thyssenkrupp, Deca, Ibratin, Santa Luzia, Suvinil, Pial, La Fonte, Yale, Tramontina, Itanova, Celite, Alucomaxx