Tempo

Duas faces, dois tempos
O Tempo foi concebido com sua própria volumetria entre duas ruas, Nascimento Silva e Redentor. As duas fachadas opostas representam uma dualidade inerente, refletindo dois momentos diferentes do edifício, como um passar do tempo em forma de arquitetura.
A concepção do projeto utiliza o cobre como material principal, simbolizando a ideia de transformação ao longo do tempo. Uma fachada representa o cobre original, enquanto a outra adquire uma tonalidade esverdeada, como o cobre azinhavrado pelo efeito das intempéries naturais.
O edifício foi projetado como uma escultura, com angulações e dobras que proporcionam um impacto visual impressionante. Os apartamentos tipo e coberturas foram pensados para proporcionar ventilação cruzada e máxima entrada de luz natural, enquanto o térreo oferece um espaço comum dinâmico que atravessa os diversos usos e momentos do edifício.
Com um olhar minucioso desde a concepção arquitetônica até os interiores, o Tempo se destaca pela delicadeza das formas e pela integração harmoniosa entre as diferentes faces do edifício, criando uma experiência unificada da rua à casa.
uso Residencial
local Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
ano 2024
área 5.048,81m²
cliente Safira
status Em desenvolvimento
projeto de arquitetura e interiores Celso Rayol e Fernando Costa
gerentes de projeto André Caterina, Daniel Osório, Giovanna Soares, Júlia Queiroz, Lúcia Andrezo, Luisa Linden, Nicholas Manso, Thiago Jesus e Vanessa Moreira
equipe Carolina Santos, Cássia Braz, Daniela Lagoudakis, Gabriel Freitas, Leonardo Leal, Marcos Vinícius Menechini, Maria Luísa Gouveia e Thamires Carrilho
imagens: Domus
acústica: RTM Arquitetos
consultoria de alumínio: QMD Consultoria
estrutura: Luiz Antônio Pereira dos Passos
fundação: ABS Engenharia
incêndio: Hidrocenter
instalações mecânicas: Acclimat’Air
instalações prediais: Complementare Projetos