Tiê
Entre o bairro e a mata
Localizado na região em que o bairro da Tijuca, um dos mais tradicionais do Rio, encontra a Floresta da Tijuca, dentre as maiores florestas urbanas do mundo, o Tiê busca sua inspiração no entorno natural e construído. Com base em uma pesquisa de campo realizado ao iniciar o projeto, a arquitetura inspira-se em materialidades das construções do entorno, sejam casarios, vilas, prédios modernos e outros recantos tijucanos.
Das muretas de pedra e escadarias de concreto surgem os tons de cinza e dos brises e esquadrias de madeira surgem os tons terrosos e amadeirados. O contraste cromático entre o topo do edifício, em tom grafite, e seu corpo em tons claros origina-se em uma relação com os prédios vizinhos, tomando sua linha de gabarito como divisor entre as cores. No embasamento, a madeira mescla-se ao verde do paisagismo, que encontra com o verde da mata que transborda no pavimento de uso comum. Os interiores, sejam dos espaços do condomínio ou do apartamento decorado, usam dos mesmos conceitos, acrescentando texturas naturais e uma iluminação delicada.
uso Residencial
área 25.685,14 m²
local Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
ano 2020
cliente Opportunity
status Em desenvolvimento
projeto de arquitetura e fachada Celso Rayol e Fernando Costa
coordenadores de projeto André Caterina, Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Thiago Godoy e Vanessa Moreira
equipe Beatriz Aguiar, Camilla Rocha, Carina Lima, Eduarda Volschan, Eduardo Romano, Giovanna Soares, Kátia Alves, Leonardo Leal, Maria Luiza Peixoto, Mateus Fragoso, Nicholas Manso, Pedro Brito, Raphael Younes e Thiago Jesus
imagens Studio Vir