Cité Arquitetura logo

Urbá

URBÁ (13)

Integração temporal na cidade

Com um conceito de integração entre dois tempos distintos, o projeto para a arquitetura do Urbá #87 une o passado histórico e até nostálgico de casas tradicionais do Rio Antigo com o presente extremamente urbanizado e a dinâmica acelerada da cidade.

Localizado na Grande Tijuca, o empreendimento se destaca pela preexistência de dois sobrados no terreno, determinantes para a sua concepção. Algo incomum no mercado imobiliário carioca, a restauração das antigas construções revela-se a principal inspiração para o desenvolvimento deste trabalho.

Com a premissa da integração entre passado e presente, elaboramos diferentes proposições para cada uma das três partes que compõem o Urbá #87. No embasamento, espaço conector entre os sobrados e o novo edifício, foram distribuídas as funções mais utilitárias e necessárias a um prédio residencial. A exemplo do acesso principal, que se revela através do avanço de um pórtico perfurado para além do limite da fachada e da colocação do nome do empreendimento, sinalizando a entrada do edifício.

uso Residencial

área 18.108,30 m²

local Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

ano 2018

cliente Maestra

status Em desenvolvimento

projeto de arquitetura, fachadas e comunicação visual Celso Rayol e Fernando Costa

coordenador de projeto Daniel Osório

equipe Cora Bariou, Fabiano Ravaglia, Guelba Paiva e Mariana Netto

interiores Gisele Taranto Arquitetura

imagens Incubo Infografia