Cité Arquitetura logo

Zenture

ZENTURE (3)

Significado em palavras

O bairro de Botafogo tem especial participação na trajetória do escritório e se transformou em uma das regiões mais culturais e dinâmicas na cidade do Rio. Aos pés do Cristo e de frente para o Pão de Açúcar, a paisagem do entorno e o próprio nome da rua Sorocaba, uma das mais conhecidas da região, foram ponto de partida para o desenvolvimento do Zenture.

O nome Sorocaba possui origem tupi-guarani e significa “terra rasgada”; enquanto o termo biofilia, conceito de valorização da relação com a natureza que permeia todo o projeto, traduz-se em “amor às coisas vivas”. Dessas palavras desenhamos um edifício que entrega à rua um paisagismo generoso em toda sua altura, com jardineiras projetadas e um grande painel em forma de arte muralista, que surpreende, acolhe e remete à relação com o solo e o barro em um pé-direito duplo do hall de entrada.

Atentando-se aos detalhes, usamos de cores contrastantes que reforçam a presença do verde e mantêm a longevidade da arquitetura. Considerando a relação com o horizonte e o exterior uma extensão da prática de biofilia, os apartamentos contam com generosas varandas a toda volta, prolongando a moradia e sugerindo diversas possibilidades de layout, inclusive a de introdução de um ofurô junto ao banheiro da suíte. Internamente, a disposição de planta foi pensada com a maior flexibilidade possível, como extensão da sala e possível integração da mesma com a cozinha, criando uma área gourmet.

uso Residencial

área

local Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

ano 2022

status Em desenvolvimento

projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa

coordenadores de projeto Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Thiago Godoy e Vanessa Moreira

equipe Bianca Naylor, Eduardo Romano, Fabiana Melo, Júlia de Queiroz, Leonardo Leal, Mateus Fragoso e Mateus Keiper

imagens Studio Vir